Colabore com o nosso Centro Acadêmico!

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

INPE LANÇA NOVO PORTAL DE DADOS E MAPAS SOBRE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Painel interativo de visualização das informações.
Fonte: INPE, 2017.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou um novo portal de divulgação dos dados de desmatamento da Amazônia Legal. A ferramenta aprimora o TerraBrasilis ao otimizar o modelo de visualização dos dados levantados pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), permitindo uma navegação mais moderna. A primeira exibição da tecnologia foi feita durante a 23ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP23), em Bonn, na Alemanha.
A principal inovação foi o desenvolvimento de um painel interativo de visualização das informações. Nele, os usuários podem interagir com diversos gráficos que mostram os aspectos essenciais para a análise da taxa de desmatamento em toda a área observada ou por região (municípios, estados, unidades de conservação, entre outros). Os dados são disponibilizados de forma a possibilitar construção de gráficos e análises próprias.
“Com essa nova forma de apresentação, acreditamos que os gestores públicos, além de jornalistas, estudantes, pesquisadores e a população em geral, ganham acesso aos dados de seu interesse compilados, atualizados e apresentados de maneira mais fácil, diretamente no ambiente da web”, afirmou o coordenador do Programa Amazônia do Inpe, Dalton Valeriano.
Outra mudança foi feita na apresentação dos mapas anuais de desmatamento. Baseados na tecnologia de serviços web geográficos, eles permitem maior interação do usuário com a área de visualização das cartas. Além disso, a utilização desses dados pode ser feita em outros ambientes digitais.
As inovações atendem às diretrizes da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), uma iniciativa do governo federal que tem como diretriz a publicação dos dados geográficos produzidos por instituições públicas de forma aberta e baseada nos princípios de interoperabilidade entre plataformas digitais.
“Essa plataforma de disseminação integra o trabalho das divisões de Processamento de Imagens, Geração de Imagens e Sensoriamento Remoto. Recebemos e catalogamos imagens de observação da Terra, desenvolvemos pesquisa e tecnologia em sensoriamento remoto e geoinformática e entregamos produtos operacionais de grande valia para a sociedade brasileira”, destacou a coordenadora de Observação da Terra do Inpe, Leila Fonseca.
Para acessar a nova ferramenta, clique aqui.


Fonte: Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário